7/07/2022 - Em Geral

Preço do leite sobe percentual bem acima da média dos alimentos no mês de junho; entenda o motivo

Nos últimos 30 dias, o preço do leite sofreu uma alta de 3,45%, um percentual bem acima da média dos alimentos no período, que cresceram 0,25%.

Em alguns supermercados, há marcas vendendo o litro do leite por R$ 9,49. Uma das justificativas para o aumento do preço é o período seco de inverno, que tradicionalmente faz o valor do produto subir porque o pasto fica mais escasso, prejudicando a produção leiteira.

Em 2022, desde janeiro, o leite longa vida ficou 28,5% mais caro, segundo dados do IPCA-15, responsável por medir a inflação até o último dia 15 do mês passado. No campo, segundo dados do Cepea, o valor pago ao produtor de leite já subiu 20,6% neste ano.⁣

FUTURO

André Braz, coordenador da pesquisa de preços da Fundação Getulio Vargas, acredita que a partir de agosto, com a volta das chuvas, os preços do leite tendem a cair. Segundo ele, “O inverno no Brasil é marcado por frio e pouca chuva. Esse baixo índice pluviométrico não contribui para o florescimento das pastagens. O gado não encontra alimento e, por essa situação, o volume de leite diminui temporariamente”.

Fonte: @exame

2019 | Todos os direitos reservados | Site desenvolvido por Italobianchi.