3/05/2024 - Em Geral

Ministério da Agricultura e Pecuária reconhece Pernambuco como estado livre da febre aftosa sem vacinação

Uma grande notícia para Pernambuco! O Ministério da Agricultura e Pecuária reconheceu o nosso Estado como livre da febre aftosa sem a necessidade de vacinação. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União na última quinta-feira (02/05).

Além de Pernambuco, outros 21 estados foram beneficiados com a medida. Com destaque para Paraíba, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, do Nordeste. Os outros estados foram: Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Tocantins e o Distrito Federal.

“O Governo criou todas as condições para garantir o Estado como área livre da febre aftosa sem vacinação. Antecipamos a campanha de vacinação e asseguramos as doses da vacina aos produtores, que também fizeram sua parte, fazendo da vacinação com que a vacinação em Pernambuco alcançasse o resultado esperado”, afirmou a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.

“A medida impacta positivamente a economia e a pecuária de todo o Nordeste, pois permite a comercialização e o trânsito de animais entre os estados livres sem vacinação, com reconhecimento nacional”, completou o secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes.

Desta forma, a partir de agora, fica proibido o armazenamento, a comercialização e o uso de vacinas contra a febre aftosa.

É meta de Pernambuco também continuar atingindo metas estabelecidas pelo Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA), além de atender às recomendações da auditoria do Ministério da Agricultura e Pecuária. Para que, assim, possa ter condições de obter a certificação internacional da área livre da febre aftosa da OMSA.

2019 | Todos os direitos reservados | Site desenvolvido por Italobianchi.